Início > ambientações, design, iluminação > projeto luminotécnico

projeto luminotécnico

A luz é um elemento capaz de realçar as formas arquitetônicas, de valorizar as obras, e de aperfeiçoar as funções. No espaço cênico, ela é capaz de modificar um objeto estático e nele criar infinitos efeitos, diferentes atmosferas e, gerar emoções nos espectadores.

Todavia, a criatividade, pode, num primeiro momento, em função das inúmeras possibilidades técnicas, ter de superar a resistência na formulação de um projeto (bidimensional), para a sua execução (tridimensional). Desse modo, o projeto luminotécnico, preferencialmente, deve seguir as seguintes etapas:

  • Avaliação do ambiente.

Através de um estudo das condições técnicas do local, no intuito de compreender as necessidades, e identificar o espaço em sua totalidade, a partir do levantamento e da observação de todos os itens que poderão interferir na elaboração da proposta.

  • Estabelecimento de critérios de projeto.

Em função da análise realizada dos itens envolvidos para elaboração do projeto luminotécnico, de acordo com a forma e a função.

  • Execução correta das especificações técnicas do projeto.

Implica na decisão de escolha das fontes luminosas, das luminárias, da direção da luz, controle da intensidade luminosa, relacionando-os na dualidade da luz e da sombra. Ou seja, independentemente da fonte, a criação da luz, e sua utilização, devem ser cuidadosas, considerando as características dos objetos iluminantes.
Deve-se aplicá-la, também, em conjunto com um projeto cromático, e aos demais componentes da proposta.  Visto que, a vitrine é também um espaço arquitetônico, e nele, todos os elementos inseridos no contexto, se relacionam e interagem, imprimindo um caráter específico.

  • Avaliação pós-uso.

No intuito de averiguar se o objetivo original do projeto foi alcançado.

Enfim, o projeto luminotécnico não se resume apenas na escolha/compra de uma lâmpada ou uma luminária, e sim na apropriação toal do espaço, como diria Guinter Parschalk.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: